Em Memória de H. P. Blavatsky-R. Crosbie
(11 de agosto de 1831 – 8 de maio de 1891)
Discurso de Robert Crosbie no “Dia do Lótus Branco”.
Companheiros estudantes de Teosofia:
Aqueles que estudaram a filosofia teosófica e estão familiarizados com a Doutrina Secreta sobre a Natureza e o Homem, entenderão por que se fala com tanta frequência do Ser que trouxe a Teosofia para o mundo ocidental. Há algo mais do que respeito por uma pessoa, algo mais do que reverência por um Personagem, por trás dessa homenagem. Nenhuma Entidade com seu conhecimento poderia aparecer entre nós, exceto sob a Lei, nem antes dessa Entidade ter adquirido previamente esse conhecimento no curso ordenado da evolução espiritual, mental e moral.
Já lemos, estudamos e falamos sobre a evolução inúmeras vezes. Sabemos que a evolução rege todos os departamentos da Vida, todas as classes de seres; que todos os Seres acima do homem devem, em algum momento, ter passado por nosso estágio; que todos os seres abaixo do homem um dia chegarão ao estágio humano. Essa lei de toda a evolução, se aplicada à luz da Identidade Espiritual e da Fraternidade, deve nos levar a reconhecer que existem Seres acima de nós, Seres que já foram homens, que retornam em intervalos cíclicos quando Sua ajuda é necessária no mundo, quando tudo está em um estado de transição, para dar mais luz e orientação à humanidade, para que possamos prosseguir de forma mais consciente e responsável em nossa própria tarefa de progressão e, por sua vez, ajudar na evolução de toda a natureza abaixo da condição do homem.
A tradição, todas as religiões, os registros históricos, os grandes Ensinamentos e os grandes exemplos do mais nobre altruísmo atestam que tais Seres existem no mundo. Toda a história do passado mostra que, em diferentes períodos da história do mundo, surgiu entre os homens, sob a forma humana, um Ser que foi aclamado por alguns de sua própria época e reconhecido pelas gerações seguintes como sendo uma Encarnação Divina. Esses grandes Seres foram os fundadores de todas as grandes religiões do mundo. Em nossa religião cristã, temos um exemplo disso. Está escrito a respeito de Jesus que Ele “em tudo se tornou semelhante a nós” – a fim de, como bem podemos acreditar, possibilitar a transmissão, àqueles a quem Ele veio, da parte da “antiga, secreta, constante e eterna Doutrina” mais necessária para o bem-estar deles. E em todas as épocas, antes e depois do tempo de Jesus, tais Seres vieram entre os homens, às vezes com aparência humilde, às vezes com status elevado, mas sempre para inculcar mais uma vez a doutrina de que o homem é divino em essência e que, para realizar sua divindade, ele deve pensar e agir como um ser divino; pois é por meio de nosso pensamento e ação que produzimos as causas que levam aos efeitos, divinos ou infernais, que experimentamos.
Fomos acusados de seguir uma pessoa por falarmos tanto de H. P. Blavatsky como a conhecíamos. Para nós, isso não é seguir uma pessoa; é o reconhecimento de um grande fato na Natureza, e esse fato precisa ter um nome. O fato é valioso, pois aponta para a Fonte da Mensagem. Muitos outros surgiram desde que ela deixou de estar entre nós, que tomaram para si o crédito de sua mensagem, que usaram e abusaram do que ela lhes trouxe, e procuraram se elevar em virtude de sua transmissão. Portanto, é essencial que aquela que trouxe a mensagem da Teosofia seja reconhecida, seja conhecida por todos os teosofistas, seja apresentada a todos aqueles que desejam estudar Teosofia, pois de nenhuma outra forma a verdade dessa Mensagem pode ser obtida, sem distorções e não corrompida.
Devemos considerar e apresentar a ideia de um Ser muito, mas muito acima de qualquer coisa que possamos realmente imaginar, um Ser com conhecimento e poder que não podemos conceber – um Ser aperfeiçoado – deixando as esferas que foram conquistadas para vir entre nós, para vir “entre” nós em um corpo como o nosso, em um corpo desta Raça, para que a antiga Sabedoria pudesse mais uma vez ser apresentada a nós em palavras de nossa própria compreensão, mesmo em uma linguagem que não seja a linguagem da metafísica, mas uma linguagem que cresceu entre um povo lutador e comerciante, da qual os termos estão ausentes de forma adequada e completa para apresentar os muitos graus e graus de consciência, sentimento e percepção que precisamos entender.
Todos nós sabemos que H. P. Blavatsky nasceu na Rússia em agosto de 1831; que ela veio de uma família nobre; que ela se casou muito jovem com o General Blavatsky; que esse casamento nunca foi um casamento de fato e que ela deixou sua casa, seus amigos e sua posição e desapareceu por cerca de dez anos. Durante esses dez anos, ela esteve em muitos países, mas durante a maior parte desse tempo, ela esteve na parte do globo onde estava em contato com os Mestres de quem falava. Durante esses dez anos, ela serviu de muitas maneiras – esse corpo serviu, pois não era a Entidade – serviu como um soldado no Exército de Libertação de Garibaldi. Depois de Mentana, esse corpo foi dado como morto, mas voltou à vida e foi cuidado até ficar forte novamente. Então, ela voltou para casa com um ferimento terrível em seu flanco, que nunca cicatrizou totalmente. Desde o momento de seu retorno, parentes e amigos notaram e comentaram que o caráter e a natureza de Helena Blavatsky haviam mudado completamente.
Há uma razão para isso – uma razão oculta, cujo conhecimento está ausente em nossa Raça. A maioria de nós está sujeita ao nascimento por necessidade – Carma; isto é, nossos pensamentos e ações no passado foram tais que nos levaram a uma determinada família, em uma determinada raça, em um determinado momento e de uma determinada maneira, sob determinadas condições e circunstâncias. Nascimentos como os nossos estão sob a Lei; estamos, portanto, colhendo o que semeamos. Mas no caso dos Seres dos quais temos falado, Eles nem sempre vêm à Terra e entram em um corpo pelo nosso processo de nascimento. Na verdade, Eles estão sob a Lei, como todos nós, mas conhecem a Lei e todos os seus modos e processos, e vêm por escolha própria através do modo que melhor atende à circunstância de Sua vinda. Eles podem assumir um corpo que o Ego, ou inquilino natural, está deixando e, por acordo feito em planos mais elevados do que aqueles que conhecemos, esse corpo abandonado é usado por essa Entidade superior para o propósito de Sua obra no mundo.
Houve duas ocasiões como essa em nossa época. H. P. Blavatsky foi uma delas. O inquilino que ocupava aquele corpo realmente o deixou quando foi ferido de morte no campo de batalha, e outra Entidade, de comum acordo, o assumiu. Essa Entidade entrante era um “dos que sabem”, um daqueles que haviam alcançado a perfeição e que usou esse corpo para os propósitos do trabalho da grande Loja de Mestres no mundo. William Q. Judge foi outro. Nesse caso, o corpo era o de uma criança de sete ou oito anos, que estava morrendo e que foi declarada morta pelo médico que a atendia. Depois de algum tempo, o corpo mostrou sinais de retorno à vida e se recuperou, mas a natureza da criança era diferente da que tinha sido antes. Para os pais, ainda era a mesma criança. Eles viram o mesmo corpo e pensaram que era a mesma Identidade ou Entidade, mas logo perceberam a grande mudança no caráter, na natureza e nas tendências.
Esses dois casos apontam para algo que merece toda a nossa atenção para tentar compreender: as leis ocultas que governam a Natureza visível e invisível. Elas estão todas delineadas no último capítulo do segundo volume de “Ísis Sem Véu”, onde esse mesmo modo de “nascimento” sobre-humano é amplamente sugerido e ilustrado: o fato de que um Ser de conhecimento e realização mais elevados pode, por escolha ou por acordo, entrar em um corpo, tomar emprestado um corpo, quando o antigo inquilino o estiver deixando.
Esses dois Seres não entraram na vida humana pela porta do nascimento, como todos nós; eles entraram com conhecimento e, imediatamente após entrarem, começaram a treinar aqueles corpos emprestados para que respondessem às suas próprias realizações e exigências.
Muitos ouviram falar dos grandes poderes que H. P. B. possuía e, durante sua vida, foram testemunhas do exercício fenomenal desses poderes. William Q. Judge tinha os mesmos poderes. Os poderes de H. P. B. foram alardeados no exterior por aqueles que viram suas demonstrações e acreditaram neles, bem como por aqueles que ouviram falar deles e não acreditaram. Aqueles possuídos por William Q. Judge não eram tão propagados; de fato, tanto quanto possível, ele ocultou meticulosamente a disseminação da informação de que ele os possuía.
Agora, posso ser desculpado se eu falar algumas palavras pessoais sobre ele em particular, o incompreendido e deturpado colega de H. P. B. Conheci William Q. Judge em 1886 e, naquele primeiro encontro, descobri algo que nunca havia sentido antes – a confiança, a percepção do poder e do conhecimento desse Ser – e nunca me enganei a respeito disso. Ele nunca foi falso, nunca faltou ou falhou em um único momento na expressão ou no uso desse poder e conhecimento. Ele sempre procurou despertar naqueles com quem conversava a ideia da natureza imortal interior de cada homem; Ele sempre procurou implantar em suas mentes o desejo e a aspiração de realizar sua própria Divindade. E para aqueles em quem confiava, Ele demonstrou repetidas vezes grande controle sobre os poderes da Natureza. Nesses casos, Ele sempre mostrava esses poderes, não para satisfazer a curiosidade, não para exibir seu conhecimento, mas sempre para ilustrar o funcionamento de alguma grande lei da Natureza. Na Teosofia não existe milagre. Todas as ocorrências que nos parecem incríveis ou milagrosas são provocadas pelo conhecimento das leis mais elevadas e refinadas da Natureza.
Vocês devem se lembrar que H. P. Blavatsky e William Q. Judge eram apenas os nomes ligados a esses corpos – seus alunos os chamavam mais frequentemente de “H. P. B.” e “W. Q. J.”, pois com essas iniciais eles reconhecem ou indicam as Entidades que usavam esses corpos, não os corpos em si.
Aqueles que estavam próximos a eles – próximos em lealdade, confiança e devoção à Causa a que serviam – eram capazes, pelo menos até certo ponto, de perceber as naturezas maravilhosas ocultas nessas personalidades; a compaixão divina que habitava nelas; a gentileza, a natureza abnegada que não deseja nada para si mesma, mas deseja apenas ajudar a humanidade em seu caminho áspero e espinhoso para a perfeição. Aqueles que podiam ver podiam perceber essa natureza mais elevada, mais refinada e melhor nesses dois Seres, podiam sentir uma resposta em suas próprias naturezas interiores. Pois havia algo no próprio contato e conexão com esses Seres que, por assim dizer, queimava na própria Alma e despertava o que de mais elevado e nobre o homem poderia ser capaz. No entanto, apesar disso, havia aí uma simplicidade, uma modéstia que desarmaria a maioria das pessoas, que afastava os oportunistas e os briguentos.
Assim, se considerarmos HPB e WQJ como algo mais do que seres humanos comuns, como Seres de poder e conhecimento, que tiveram que renunciar para se comunicar conosco em nossa escassez de ideias, a fim de nos permitir compreender pelo menos uma pequena parte da grande mensagem da Teosofia, então será possível entender por que falamos Deles em termos do maior amor e da mais alta reverência. Ninguém que já Os tenha procurado como Amigos encontrou – e encontrará – a ajuda Deles – não importa quantas fraquezas, não importa quão insignificantes as ideias do pesquisador. Sempre foi dada e será encontrada a assistência e a orientação que permitem ao inquiridor sincero compreender algo das grandes Verdades sobre a Alma do Homem que foi e é a Mensagem que Eles trouxeram.
ROBERT CROSBIE
“Theosophy”, Vol. X. pág. 193